quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Tirar o Cateter? Como assim?....

Olá pessoas...
Cá estou eu de volta para contar os últimos acontecimentos.

Antes de entrar no assunto do cateter, falarei das ínguas.
Sexta-feira: Pois é, apareceram algumas ínguas no lado esquerdo do pescoço, mas isso no mesmo dia que começaram pontadas na garganta, não pre preocupei imaginei que seria uma amigdalite a caminho, mas no fim eu estava tomando anti-inflamatorio para o pé e a dor não veio, só as ínguas.

Segunda-feira: Mesmo assim, achei que seria importante comunicar o ocorrido ao dr Jairo, ele disse para não me preocupar e pediu que fosse "vê-lo" na quinta-feira.

Quarta-feira: acordei cedo e fui para minha consulta com a psico, aproveitei e fui "limpar" o cateter antes da consulta.... fui até as enfermeiras para esse "procedimento" de rotina(a cada 2 meses).
Fiquei louca de faceira quando ela me "furou" e eu não senti nada, mas a felicidade acabou ai, quando ela foi injetar a heparina eu senti algo estranho  e pedi que parasse. A enfermeira parou e disse que não iria forçar. Então ela resolveu "puxar" sangue para ver se viria (procedimento normal, para ver se o cateter está na veia), ela disse que veio mt pouco e estava com pressão. Ela chamou outra enfermeira (Mari) e comunicou o ocorrido, elas acharam melhor não forçar. Foi tentada uma última vez e novamente senti algo errado, como se fosse um puxão próximo ao pescoço, ai eu já sabia, algo estava errado.
Nisso elas acharam melhor tirar a agulha e marcar uma consulta com o cirurgião (Márcio) que colocou meu cateter, a suposição era que havia descolado.

PRONTO... já me apavorei, comecei a chorar e a ficar nervosa.
Nisso chega a psico e sem entender pergunta se está tudo bem e eu disse... NÃO (huahuahau), super sincera. Vendo a minha angústia ela pediu que eu fosse até o dr Jairo (que estava no andar a cima), fui lá e ele meio sem saber pq estava me acontecendo pediu que eu fizesse um Rx e uma ecografia da cervical.
Resumindo, iria ver o cateter e as inguas nesses exames.
Fiz os exames e a tarde fui ao cirurgião, expliquei oq havia sentido e ele, ao olhar o Rx, me disse... A clavícula está pressionando o cateter... Ele não "funciona" mais... Oq o dr Jairo fala sobre tirá-lo? (falei que poderia tirar qnd completasse 1 ano do fim do tratamento). ele me olha e diz, então vamos tirar, as chances de voltar são pequenas e ele não está mais "funcionando".

Ah tá... Eu vim limpar e agora vou tirar...
Notícia Boa né ou não... Se aconteceu isso é mais um sinal.. que não precisarei mais dele.. NUNCA MAIS...
Confesso que não queria passar por mais uma antes do casamento, mas vamos lá;
O dr. queria tirar na semana que vem, mas expliquei que precisava me organizar (minhas aulinhas e tbm que teria uma viagem marcada).
Então ficou marcado para o dia 24 de outubro. Terei que correr nessas próximas semanas, adiantar aulas e o casamento.

Mais uma novela que eu passo... SUSTOS atrás de SUSTOS, aja coração, daqui a pouco tenho um treco de TANTAS EMOÇÕES. Isso me deixa triste as vezes, não ter aquela "paz", sempre aparece uma tensão, alguma coisinha aqui ou ali.
Acredito que as pessoas não entenda muito bem esses "sustos", pensam como se fossem coisas normais, já que no fim sempre deu tudo certo, mas só eu (e minhas companheiras que tbm passaram por isso sabem), o abalo emocional que tudo isso trás, a sobrecarga, o estresse e lembranças que são geradas. É um alívio não se nada grave, mas até saber que está tudo bem o corpo cansa, fica tenso, chora... Já passei por boas depois do final do tratamento... dores no peito, suspeita de TEP, ínguas e cateter "estragado", pouco? owww, muito....

 Além de tudo isso ainda vejo amigas tendo que continuar sua luta, a mesma luta que pra mim terminou, mas continua junto com elas, apoiando e dando forças, pq só nós saber oq é isso. Não revelarei nomes, mas elas sabem quem são... Meninas estou junto com vocês, torcendo, a luta é nossa=]

então é isso...
Ahh, hoje fui mostrar minha ecografia pro Dr jairo, a principio tudo OK, em novembro repito os exames, mas tá tudo certo.

Agora é esperar pelo dia 24, quando me livrarei deste que me acompanhou durante um ano, ele que sofreu constante agulhas e recebeu todas aquelas "porcarias"...achei que me faria companhia por mais alguns anos, mas resolveu se revoltar e sair deste corpo hauhauhau... TCHAU PRA TI PORT CATH... Fomos feliz juntos, mas chegou sua hora de partir... Adeus...

Um comentário:

  1. Oi Gabi!

    Entendo como todos esses sustos reviram nossa vida, em 6 meses pós tratamento já passei pelo meu primeiro, que foi a suspeita de recidiva e ter que fazer nova biopsia. Depois de 45 dias de tensão, medo e oscilações de humor, eis que a notícia foi maravilhosa pois a biopsia foi negativa para linfoma, apresentando apenas uma inflamação reacional no linfonodo, que nem necessita de tratamento.

    Quanto ao cateter, tenho o meu há 1 ano e três meses, fiz minha ultima heparinização semana passada e está tudo bem com ele. Mas essa semana, fui a consulta com o cirurgião e ele me disse que estando tudo bem no próximo controle, ele recomenda que façamos a remoção do cateter, pois tem visto coisas 'estranhas' acontecerem com eles depois de um tempo. Então devo tirar o cateter no ínicio do ano que vem.

    Dará tudo certo na sua retirada, fico aqui torcendo.

    Bjos

    ResponderExcluir